Casual, esporte fino, black-tie… Entenda os ‘dress codes’ para eventos

Quando um convite para um evento chega, nos deparamos com a dúvida de qual roupa usar. Em muitos deles o ‘dress code’ indicado facilita na hora de compor o look. Mas muita gente não sabe exatamente o que cada termo significa, então, vamos desmistificar esses códigos e te ajudar a montar o outfit adequado para cada ocasião. Olha só!

Casual

Também conhecido como ‘esporte’, é um estilo ideal para programas informais, como jantares com amigos, batizados, aniversários. Camisa de manga curta, polos e bermudas são uma ótima pedida. Nos pés você pode usar sapatênis, mocassins ou até um tênis mais minimalista.

Esporte fino

Relacionado a eventos sociais, pode ser considerado um upgrade do traje ‘esporte’. Normalmente exigido em almoços de negócios, conferencias, eventos culturais, congressos ou festas mais simples. Opte por looks misturando camisa, calça de sarja (ou jeans escuro) e sapatos sociais. Para climas mais frios, você pode incorporar um blazer.

Traje social

Casamentos, coquetéis, formaturas e festas normalmente pedem o traje social. Esse estilo exige formalidade, portanto, é necessário o uso do terno completo, com camisa social, calça, paletó e gravata. Você pode brincar com as cores e texturas das gravatas e variar a cor do terno. Sapatos sociais fecham o look.

Black-tie

Esse é um traje exigido em eventos de gala, como premiações, casamentos mais chiques ou festas específicas. É o verdadeiro outfit de tapete vermelho. O estilo resume-se ao uso de smoking, ou seja, é preciso incorporar gravata borboleta e a faixa preta na cintura. Para quem preferir, o colete pode substituir a faixa.

Deixe uma resposta